domingo, 27 de junho de 2010

Zakumi 2








Caros leitores,
agora ouso postar alguns comentários sobre a História e a Geografia desse fascinante país, que tem sido motivo dos comentários de grande parte da cobertura midiática mundial no momento.
De acordo com o questionário que você fez antes de ser encaminhado para cá, você é um leitor/torcedor que curte essa visão de um painel geral sobre os acontecimentos que a mídia veicula. Por isso, espero que você aproveite este espaço para "viajar" em direção à África austral.
Boa viagem!!!!!
A África do Sul já traz em seu lema oficial uma ideia geral do que esperar quando visitar esse país. Traduzido para o português, seu lema é Diversos povos se unem. E se unem mesmo.
Superados os traumos vividos pelo apertheid, hoje a África do Sul é uma república que luta pela união de suas onze etnias e de seus onze idiomas oficiais.
Sua maior cidade é Joanesburgo, mas sua administração política nacional é espalhada em três cidades:
  • Pretória é a sede de seu poder Executivo, onde encontram-se muitos de seus prédios oficiais, incluindo-se entre eles a sede da Presidência e do Parlamento;
  • na Cidade do Cabo fica a sede do Poder Legislativo, onde encontram-se as Câmaras;
  • em Bloemfontein encontra-se a sede do poder Judicário.

Composta de planaltos, desertos, pastagens e savanas, a África do Sul possui um clima predominantemente temperado. No entanto, sua disposição a dois oceanos (Atlântico e Índico) faz de seu clima bastante variado conforme o seu relevo e a sua latitude.

Em sua região sudeste encontram-se as Montanhas Drakensberg, que performam sua mais alta cadeia de montanhas, a escarpa do Highveld.

Seria possivelmente nessa região da África do Sul que a vida na Terra teria uma nova oportunidade, pelo menos de acordo com as previsões catastróficas do filme 2012, do diretor Roland Emmerich.

Se último Censo aponta quase 45 milhões de sulafricanos. Gente multicultural e multiétnica, mas com algo em comum: a admiração pelo filho ilustre de sua pátria, Nelson Mandela, Prêmio Nobel da Paz em 1993.

De etnia xhosa, Mandela tornou-se o primeiro presidente negro do país, após ter passado 27 anos de sua vida preso; prisão motivada por um informe da CIA à Polícia Sulafricana.

Apesar de seus mais de 90 anos de idade e das conquistas que fez para seu povo, Mandela tem em sua história além do longo período emprisionado, a amarga memória de perder uma bisneta num atropelamento, no exato dia da abertura dos jogos da África do Sul.

Nenhum comentário:

Postar um comentário